segunda-feira, 12 de março de 2012

Broculos - Facil de produzir benéfico á saude, e combate o cancro da Mama

Os brócolos são constituídos por mais de 90% de água, o que faz dele um alimento... pouco calórico. São excelentes fornecedores de ácido fólico (Vitamina B9) e Vitamina C. É ainda fonte de vitamina A e Potássio. São vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, entre outras. Têm a forma de pequenos arbustos com caule robusto, possuem uma coloração verde-escura no seu estado ótimo, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspeto fresco. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis. Os brócolos frescos duram cerca de duas semanas no frigorífico e só devem ser lavados aquando da sua preparação para não acelerar a sua degradação. Os brócolos congelados são uma ótima opção para quem tem um ritmo de vida mais agitado e não tem tempo para fazer compras com muita regularidade, uma vez que a congelação é um método de conservação que garante a cor, sabor e a maior parte dos nutrientes que tanto valorizam esta hortícola. Dicas Ao comprar brócolos frescos, opte pelos que possuem uma coloração verde-escura e evite os que possuem as pontas dos ramos amareladas. Fora de época pode sempre optar por brócolos congelados, pois estes possuem praticamente todos os nutrientes, quando comparados com o seu homólogo fresco. Deve evitar cozê-los demasiado, pois perdem vitaminas e alguns minerais hidrossolúveis e sensíveis à temperatura. O cheiro desagradável que liberta não deve ser impedimento para não consumi-lo. É característico e provém dos compostos sulfurosos que os brócolos possuem. A melhor forma de os cozinhar é a vapor até que fiquem com uma textura suave, mas mantendo a sua forma original. Acompanhe o seu prato principal com este hortícola, faça purés, saladas, massas, deixe-se levar pela sua criatividade.
Brócolos são uma planta anual de caule curto e erecto culminando numa inflorescência de cor verde acinzentada com folhas laterais que a tapam. Folhas alongadas e onduladas, de limbo de cor verde-escura com uma nervura central de cor branca. A parte útil é a inflorescência formada por um agrupamento de floretes verdes acinzentadas.
Condições recomendadas para o cultivo:
Luz: Não é muito exigente.
Temperatura: Entre 5º C e 30º C, sendo a temperatura ideal entre 10ºC e 25ºC.Semear:Clima Frio: Março a Setembro Clima quente: Agosto a Fevereiro
Solo: Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.
Recomendações para a plantação:
Distância entre plantas 40 cm.Distância entre linhas ou sulcos 70 cm.Se cultivada em vaso deixar necessita de uma largura mínima de 20 cm, comprimento 20 cm e altura 20 cm.
Rega: Planta pouco exigente quanto a necessidade de água. A rega deve ser pouco frequente. Se for cultivada em vaso é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão.
Adubação: Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.
Colheita: O seu estado de colheita óptimo é quando a folha está bem formada e compacta; se amadurecer em excesso, a couve amolece, com tendência a espigar. Para colher, corte com a faca pelo tronco na base da couve.
Valor nutritivo: Proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energética, embora constitua um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A.
O Broculo Ajuda no Combate ao CANCRO DA MAMA!!!
A investigação revelou que o sulforafano, um composto derivado dos bróculos, atinge e mata as células-alvo do cancro de mama, as células que promovem o crescimento tumoral. Duxin dom Ph.D., professor adjunto de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Michigan Faculdade de Farmácia e pesquisador da Universidade de Michigan Comprehensive Cancer Center, e seus
colegas testaram o composto em ratos com cancro de mama e em culturas de células de cancro de mama humano. Os resultados mostraram que o tratamento com sulforafano levou a uma queda significativa na população de células-alvo cancerígenas e impediu o desenvolvimento de novos tumores. Além disso, o composto teve pouco efeito sobre as células normais. Os autores concluíram:
"Estes resultados suportam a utilização de sulforafano para a quimioprevenção das células-alvo do cancro de mama e garante uma avaliação clínica".

Sem comentários:

Enviar um comentário